domingo, 1 de novembro de 2009

Motores glow O.S. AX-BE (Bio-Etanol) chegam em abril!

Motores O.S. BE (Bio-Etanol) chegam em abril!
Eles terão os mesmos preços dos similares a metanol da série AX, mas o combustível é mais barato e o consumo em volume é menor! É o fim da ditadura do preço alto do glow a metanol!

Motores O.S. BE (Bio-Etanol) chegam em abril!

É impressionante o interesse despertado no Brasil pelos motores da O.S. da série AX-BE, a bio-etanol, o nosso álcool comum anidro (99,5%), o mesmo usado pela Petrobrás para misturar na gasolina dos carros.

O glow de álcool anidro sai muito mais em conta do que o glow tradicional, a base de metanol!

Primeiro, porque o álcool anidro (99,5%) é muito mais barato do que o metanol! Afinal, o Brasil é o maior produtor mundial de álcool anidro e de qualidade incomparável!

Segundo, porque os motores O.S. AX-BE não precisam de nitrometano!

Terceiro, porque o consumo em volume dos motores a bio-etanol é menor do que o consumo dos que usam glow a base de metanol e nitrometano!

Isso põe fim à ditadura do preço alto dos combustíveis glow!

Os motores O.S. AX-BE estão em produção no Japão há dois anos, mas só estavam disponíveis para aquele mercado. Agora, a O.S. liberou a venda para o Brasil, o primeiro país a recebê-los depois do Japão.

Eles deverão estar aqui em abril de 2010 e TERÃO OS MESMOS PREÇOS dos seus similares a metanol da série AX.

Leia mais sobre os motores O.S. AX-BE na edição nº 67 da revista Hobby News!

17 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde a todos,

Moro em Rio Branco no Acre e por aqui já há alguns destes motores da O.S. movidos a etanol.
São motores exelentes, funcionam perfeitamente!
No início quando não amaciados tem um rendimento menor, mas depois de uns 3 tanques ele afina.
Há algumas diferenças de rendimento e consumo entre os motores a etanol e metanol.
Os a Etanol dão no máximo 10.000 RPM contra 13.000 do 55 O.S à metanol. Entretanto o passe da hélice é mais alongado, o que de certa forma compensa.
O consumo do motor a etanol chega a ser 40% menor que o movido a metanol.
A vela destes motores são diferentes, não servindo em outro motor que não seja movido a etanol e vice versa.

E outro detalhe interessante é que aqui o pessoal voa com alcool comum de posto misturado a 5% de óleo de rícino e 5% de óleo síntético p motores 2t.

Realmente é uma exelente escolha comprar um motor destes e quem quiser comprar, pode ir sem medo.

Agora vai ficar mais fácil compra-los aqui no Brasil, pq antes tínhamos que compra-los no Japão numa loja chamada "ishimokei" era demorado e complicado.


Um abraço a todos!

Unknown disse...

Qual a difernça entre as velas de glow metanol e etanol? qual a composição do filamento das velas p/ etanol?

Unknown disse...

Boa noite Paulo!

Quanto à composição exata do filamento da vela eu não sei lhe informar! Entretanto o calibre do filamento é mais espesso. Outra diferença entre as velas é a rosca que no OS a Etanol é esquerda.

Agora vou fazer um comentário que talvez surpreenda vcs. Eu a mais de 6 meses estou voando com meu Motor SUPERTIGRE .45 utilizando alcool anidro com 10% de óleo de rícino. E o motor funciona perfeitamente. Funcionamos também um ST .90 que também teve um desenpenho exelente. O único ajuste para a conversão é fechar a agulha de alta 1/3 de volta. Podem fazer o teste que funciona. Qualquer dúvida é só perguntar que eu ajudo na conversão. Vamos gastar menos com combustível!!!

Um abraço

Anônimo disse...

amigo eu estou pensando em comprar um motor para meu aero elrtrico mas na minha cidade não tem lojas de aeromodelismo e não acha para compra metanol mas depois que soube que o motor pode ser comvertido fiquei mais animado abraços..

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Willy

Aqui em Itajai-SC tem um amigo que fez isso ha uns 4 meses.
Pegou um motor Enya e trocou a vela por uma de motor 4t e tacou-lhe anidro com 10% pra funcionar.
Rodou macio, sem falhar.
Voce tambem trocou a vela?

Unknown disse...

Boa tarde Tiago!

Como vai tudo bem?


Inicialmente eu não troquei a vela continuei com a A3 (vela fria). Na baixa funcionava perfeito mas nas retomadas de aceleração onde a mistura ar combustível fica mais rica, o motor dava sinal de afogamento e fechando a agulha dava sinal de falta; então troquei a vela por uma A8 que é uma vela quente, perfeita para motores maiores e para combustíveis sem Nitrometano. Partindo dai ficou perfeito só precisei ajustar a agulha de alta fechando 3/4 de volta. O que deixou o motor super econômico.

Em relação à vela dos motores 4T velas "F" as utilizei também mas não obtive um resultado tão bom quanto as A8, lembrando que as velas F são velas frias com uma capacidade de manter a temperatura por um tempo maior já que o motor a 4t queima a cada dois ciclos e a composição do combustível é mais rica em nitrometano.

Qualquer dúvida meu Orkut está como Willy Campos, escreva que leu este tópico que te adiciono.

Vamos gastar menos com o combutível pessoal!

Um abraço

Unknown disse...

Ola
Na verdade não tenho aero tenho alto e estou pesquisando para converter o meu auto será que também não haveria problemas e se usar o combustível Bioethanol Aeromodelli ou melhor seria fazer mesmo
auto nanda 28

Anônimo disse...

Ola´amigos de SC.
olá willy

Vc disse que para transformar motor metanol em etanol o melhor era traocar a vela A3 (fria)nao seria vela quente? e a vela A8 media quente??tambem vou fazer uns testes em meus motores

Roberto disse...

Boa noite Willy
tenho auto e gostaria de saber se posso efetuar a mesma transformacao para etanol. Nessa transformacao voce teve algum problema com a temperatura do motor ou se manteve a mesma. Teve algum problema com aumento no desgaste do motor.

willy disse...

Boa noite Roberto!

Olha eu não saberia lhe dizer se é possível essa transformação em autos, justamente por conta da temperatura! Os combustíveis usados em autos possuem uma quantidade mais elevada de nitrometano devido a esta substância fazer com que ocorra uma queima "mais fria" elevando menos a temperatura do motor. E como a refrigeração em autos é mais pobre... Bom eu já ouvi dizer e até vi vídeos de motores de autos funcionando à "DIESEL", uma mistura de eter,óleo de rícino e querozene; mistura bastante econômica e conhecida por aeromodelistas mais antigos. Inclusive existe uma industria nos EUA que fabrica cabeçotes(kits) para conversão de diversos motores nitro p/ Diesel!
http://davisdieseldevelopment.com/

Dê uma olhada neste site, sai bem em conta a conversão cerca de 50 dólares!

Em relação à temperatura realmente o motor fica mais quente, não saberia te precisar o quanto! Ainda não precisei abrir o motor por isso n sei se tem algum desgaste!

Um abraço!
Espero ter ajudado!

Anônimo disse...

Olá Willy, não te achei no Orkut como faço para entrar em contato com você?

Ou alguém teria o contato dele?

[]´s
Luciano

willy disse...

Boa noite,

Meu contato é Willy Campos

Abraço

Anônimo disse...

Olá Willy

Pois busquei por Willy Campos e encontrei mais de um e eu não sei qual deles você é?

[]´s
Luciano

Anônimo disse...

Ou melhor Willy, você poderia me escrever?
Meu contato no email do google é luc.trev.

[]´s
Luciano

Marcio Medeiros de Souza disse...

Sei que o Post já é antigo mais muito me interessa... Me surgiram 1 receio e uma dúvida. O receio é com relação a 10% somente de óleo, é que uso um thunder tiger com 18 e as vezes 16 % de óleo. 10 % Não oferece riscos de desgaste ao motor??? Aqui em Carangola MG para comprar alcool Anidro é mais caro que metanol, um vidrinho com uns 30ml custa uns R$ 5,00, estou lendo a respeito de desitratar o ethanol de posto com sultafo de cobre. Aquece-se o sulfato de cobre até a coloração que era azul ficar branco e depois acrescenta-se o ethanol, o sulfato de cobre reidrata e torna a ficar azul e o que sobre é o alcool anidro. Só que na experiência que vi usam 20 gramas de sulfato para 2ml de alcool se for seguir isso em escala para desitratar um litro de ethanol eu gastaria 10kg de sulfato, é isso mesmo? alguem conhece o método ou outro qualquer? Obrigado!!!

Nelmar disse...

Willy Campos, gostaria de saber mais detalhes sobre utilizacao de etanol em motores O.S. .55 ax comum.,favor informar forma de contato,

Obrigado, Nelmar.