Com o objetivo de tornar Presidente Prudente cidade referência no aeromodelismo, um grupo de amigos que praticam o esporte no município, participou de reunião nesta quarta-feira (20/07) com o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) no gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal, para verificar a possibilidade da construção de uma pista municipal em área cedida da prefeitura. O encontro foi intermediado pelo vereador Douglas Kato (PV). Na ocasião, o grupo apresentou ao chefe do Executivo o projeto de uma pista para a prática. "Em Prudente temos cerca de 150 pessoas adeptas ao esporte. Além disso, um local próprio para a realização de eventos atrairia centenas de pessoas de outras cidades", diz um dos integrantes do grupo, Luiz Alberto Lourenço.
"A ideia é que esta área contemple todos esportes que utilizam controle remoto, como carrinhos, helicóptero, entre outros", relata Lourenço. Para praticar o esporte, o grupo paga uma pista particular todo final de semana em Álvares Machado. Conforme ele, várias cidades contam com pista municipal, como Ourinhos, Araçatuba, Birigui, Tupã, Assis, venceslau, Marília, Rio Preto, entre outras. "Também é uma forma de geração de renda. Temos exemplo de um evento de aeromodelismo realizado em Itu onde a organização aguardava um público de quatro mil pessoas, e compareceram mais de nove mil pessoas pagantes apenas para assistir. Então é um esporte que desperta a atenção do público", destaca.
Segundo o vereador, o esporte pode trazer diversos benefícios. "Além da satisfação pessoal de quem pratica, eventos deste porte pode gerar outros benefícios como o movimento na economia e no turismo. É uma modalidade que agrada a todos, desde crianças até idosos. Quem não gosta de ver aviões. Seria um atrativo para Prudente", pontua. Durante a reunião, o prefeito Tupã ressaltou a questão da disponibilidade de uma área, já que deve ser respeitado o limite de distância dos aeroportos para não causar riscos operacionais às aeronaves.
Ele ainda citou três possibilidades. "Podemos estudar a implantação no Balneário da Amizade, local que recentemente foi revitalizado, e essa proposta seria até um meio de atrair mais pessoas para aquela região. Também podemos analisar uma área da prefeitura no bairro Terras do Imoplan e na área que será construído o futuro aterro sanitário, onde deve verificar se tem espaço e se não atrapalharia o aterro", comentou. "Todos esses locais devem ser estudados com cautela", enfatizou. Na ocasião, o chefe do Executivo pediu para o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Laércio Alcântara, verificar essas áreas junto aos integrantes do grupo. "Este é o principal passo", completou.
Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/politica/7344153/adeptos-ao-aeromodelismo-solicitam-area-da-prefeitura-para-construcao-de-pista-municipal