quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A História do Aeromodelismo


Olá Amigos,

A História do aeromodelismo começa com a História da aviação.

Otto Lilienthal. Este alemão dedicou grande parte da sua vida à ciência do voo. Desde sempre o Homem sonhou voar como as aves. São muitas as histórias destas tentativas. As asas de Ícaro, as máquinas voadoras projectadas por Leonardo da Vinci, a Passarola de Frei Bartolomeu de Gusmão. Mas foi já no séc. XVIII que tal aconteceu. Dois irmãos, os Montgolfier, depois de experiências com pequenos balões de papel com ar quente, fizeramFrost Ornithopter. um maior, e em 15 de Outubro de 1783 elevaram um homem a 23,5 m de altura. Era a primeira vez que um ser humano subia nos ares por uma máquina construída pelo Homem. Mais tarde o ar quente foi substituído por hidrogénio. Mas os balões eram extremamente frágeis e não permitiam o controle da máquina, pelo que o sonho do Homem ainda não se tinha realizado.
Esta fotografia foi tirada no momemto em que o FLYER, dos irmãos WRIGHT faz o primeiro voo.Várias máquinas voadoras foram construídas e experimentadas até 1890, quando Lilienthal, um estudioso da ciência do voo que construía  pequenos planadores, começou a fazer pequenos voos comandando o planador com o deslocar do corpo. Sofreu um acidente mortal quando testava uma nova máquina. Tinha feito mais de 2000 pequenos voos.
Lea MarshesOs irmãos Wright  interessaram-se  pelos estudos de Lilienthal, e foram fazendo experiências com planadores. Como tinham uma oficina de bicicletas, montaram  um motor de 20HP no planador,baptizado de Flyer e no dia 17 de Dezembro de 1903, em Kitty Hawk , fizeram o primeiro voo comandado da história, tendo percorrido 251m em 59s.
Louis Bleriot, faz a primeira travessia do Canal da Mancha, no seu avião Nº XI, em Julho de 1909. Foto: Bleriot deixa Calais.Depois deste acontecimento, nada ficou como dantes. A aviação deu um enorme salto pois por todo o lado se faziam experiências. Muitos homens  tornaram-se  famosos: Louis Blériot, Santos Dumont, Voisin etc.
Em 1908 surgiram as primeiras fábricas de aviões: De Havilland, Blackburn, Sopwith, Fairey e Handley Page.
Supermarine S6B. Em 29 de setembro de 1931, este avião tornou-se o mais rápido avião do Mundo ao atingir 656 Km/h.A Primeira Guerra Mundial, deu ao avião o impulso que faltava, pois durante este conflito foi provada a importância do avião, no reconhecimento aéreo, bombardeamento e combate ar-ar.
Depois do conflito surgiram as primeiras carreiras aéreas, e o Mundo ficou mais pequeno. A Taça Hawker Hurricane MKI. No verão de 1940 este caça destruíu mais aviões inimigos que qualquer outro caça durante este conflito.Schneider fez com que aparecessem cada vez aviões mais rápidos.
Na Segunda Guerra Mundial, 1939-1945, o avião teve um papel preponderante. O desenvolvimento tecnológico foi de tal maneira grande que as invenções apareceram em catadupa. Aviões a jacto, radar, comunicações, novos materiais de Esquadrilha de Spitfires.construção,  etc.
Depois do conflito, com o Mundo partido em dois blocos políticos, e com o aparecimento da "Guerra Fria", a corrida a novos projectos atirou a aviação para um grau de desenvolvimento que permitiu levar duas décadas mais tarde o Homem à Lua.
Gloster E28/39, fez o primeiro voo a jacto com sucesso em 15 de maio de 1941.........e aquela manhã de 17 de Dezembro de 1903, ainda está tão próxima.
Pela História da Aviação, facilmente se percebe que a construção e experimentação de pequenos modelos foi sempre uma realidade. Mas foi já no Séc XX que surgiu a palavra aeromodelismo, como o hobbie de construir e fazer voar pequenos modelos.
Em 1968 a Boeing lança o maior avião de passageiros do mundo. Até a data transportou mais de 1.5 biliões de passageiros e percorreu mais de 36 biliões de Kilometros.Inicialmente eram pequenos planadores de voo livre. Mais tarde surgem os primeiros aviões impulsionados por motor de elástico e posteriormente os primeiros pequenos motores de explosão. Com a vontade de comandar os aviões, surge o voo circular, em que o modelo é controlado pelo piloto a partir de cabos que accionam o leme de profundidade.
Concorde. O protótipo voou pela primeira vez em 1967. Entrou em serviço no dia 21 de Janeiro de 1976. É o único avião supersónico para transporte de passageiros a operar até hoje.Mas o sonho de qualquer aeromodelista era poder controlar o seu avião pelo ar, como um avião real. A avanço da electrónica permitiu realizar este sonho. Apareceram os primeiros rádio comandos, inicialmente muito grandes e caros e vocacionados para fins militares, e mais tarde já mais compactos e fiáveis  para o mundo do aeromodelismo.
Réplica do Flyer I.Hoje este fabuloso Mundo do Aeromodelismo, utiliza a mais avançada tecnologia em todas as suas vertentes: mecânica, electrónica e aerodinâmica.
Os irmãos Wright se hoje estivessem conosco, não abririam a boca de espanto com o estado actual da aviação, pois o que nós hoje fazemos, foi o mesmo que eles fizeram naquela manhã de 17 de Dezembro de 1903.  VOAR!
Fonte: http://manueljoao.no.sapo.pt/breve%20historia.htm

A história da aviação inicia-se com o lançamento do balão Montgolfieriano, nos finais do sec. XVIII, muito embora alguns autores considerem que somente teve início com os irmãos Wright (Orville e Wilbur), uma vez que foi a primeira vez que um objecto voou mais pesado do que o ar. Paralelamente ao decurso da evolução tecnológica das máquinas voadoras, encontram-se também a evolução legislativa, institucional e de infra-estruturas. Um dos pontos mais marcantes na evolução legislativa foi a conferência de Chicago em 1944, influenciando a legislação e regulamentação sobre aviação civil a nível mundial. Em Portugal e a nível institucional, o primeiro passo foi dado, em 1944, com a criação da Secretaria da Aeronáutica civil ficando responsável por todos os assuntos relativos às questões aeronáuticas
Também as infra-estruturas seguem paralelamente a evolução. Em 26 de Julho de 1938 é destinada a Portela de Sacavém para a construção do Aeroporto de Lisboa. Falar de aeroportos é falar também de navegação aérea. A actividade da navegação aérea poderá ser representada por um triângulo de recursos humanos, onde os vértices são: a estrutura do espaço aéreo, os equipamentos e sistemas, e a regulamentação.
Em relação ao primeiro vértice, há a referir a soberania do espaço aéreo, a configuração do espaço aéreo, e os serviços de tráfego aéreo prestados. Em relação ao segundo vértice, recorre-se a diferentes tipos de equipamentos e sistemas de apoio à gestão do tráfego aéreo: a) sistemas de navegação; b) sistemas de comunicações; c) sistemas de vigilância, d) sistemas subsidiários de: de visualização e gestão de tráfego; ferramentas auxiliares de gestão de espaço; meteorologia, etc.
Os profissionais do controlo de tráfego aéreo vêem-se a braços com uma multiplicidade de matéria reguladora que abarca várias vertentes da prestação dos serviços de tráfego aéreo. Os requisitos para esta profissão, também seguiram a sua história de vida, tendo sido iniciados em 1946, com a publicação dos requisitos mínimos para Oficial de Circulação Aérea, emitida pela PICAO. Actualmente os Controladores de Tráfego Aéreo encontram-se integrados no sistema de trabalho técnico-empresarial em locais de trabalhos específicos. Algumas dessas especificações estão relacionadas com a estrutura do espaço aéreo, como esse espaço é controlado nas diferentes horas do dia, do fluxo de tráfego aéreo, particularmente do volume de trabalho, do desenho sectorial e do sistemas de pausas. Ainda no contexto de navegação aérea, encontram-se os profissionais de Informação e Comunicações Aeronáuticas, sendo uma das profissões que na prática se interliga com o controlo de tráfego aéreo. Todas as profissões do mundo aeronáutico andam a par com o crescimento e desenvolvimento da aviação. Na actualidade, a uso da viagem aérea é visto como um bem de utilidade necessário, sendo somente possível se for baseado na manutenção de elevados níveis de segurança, na redução de custos, e na capacidade de adaptação dos sistemas a crescentes níveis de procura. Toda esta envolvente de movimento de pessoas, só é possível se o sistema assumir a perspectiva globalizante em termos tecnológicos, legislativos, políticos e sociais.

Fonte: http://pt.shvoong.com/books/1870575-hist%C3%B3ria-da-avia%C3%A7%C3%A3o-controlo-tr%C3%A1fego/

Um Abraço

Dorival Langer Junior

Nenhum comentário: